domingo, 14 de março de 2010

O que faz um viral?

Um paper produzido por Jonah Berger e Katherine L. Milkman, professores assistentes da Universidade da Pensilvânia, busca compreender quais elementos tornam uma informação mais ‘viral’ que outra. Ou seja, o que nos motiva a espalhar uma notícia.

Para responder a esta pergunta, os pesquisadores analisaram as notícias mais enviadas por e-mail pelos leitores do The New York Times. Os resultados da pesquisa, que durou seis meses e analisou mais de 7500 textos, mostraram que processos psicológicos individuais agem como mecanismos de seleção e moldam o que se torna ‘viral’.

Segundo os pesquisadores, na amostra estudada, as pessoas preferem compartilhar notícias práticas, informações positivas a negativas, informações que despertem admiração e artigos mais longos.

O estudo é um recorte, já que a amostra estudada é bem específica, são leitores de uma fonte específica (The New York Times) em um período determinado (seis meses). O texto, disponível aqui, traz detalhes da pesquisa e boas referências sobre o fluxo da informação.

Para quem se interessa pelo assunto, o artigo Tracing information flow on a global scale using Internet chain-letter data, propõe um modelo para fluxo de informação.

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